Histórico

on quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

RELATO HISTÓRICO DO SEMINÁRIO DIVINO MESTRE

Seminarista Alex de Oliveira Nogueira

Em 1979 Dom Pedro Filipak conseguiu a licença com Dom Carmine Rocco, núncio apostólico do Brasil, para abrir o curso de Teologia na diocese de Jacarezinho. O núncio pronunciando-se favorável disse as seguintes palavras: “A notícia encheu-me de alegria porque testemunha o grande zelo apostólico e o empenho em assegurar a continuidade do ministério sacerdotal na Diocese”.
Em fevereiro de 1979 o Seminário Divino Mestre estabeleceu-se junto ao prédio do Seminário Menor da Assunção e contava com oito estudantes de teologia e nove estudantes de filosofia, tendo como reitor o Pe. Apparecido Rodrigues Staut. Esse ano foi de muitos desafios, mas principalmente de vitórias, os primeiros seminaristas colheram neste tempo de convivência os frutos da vida comunitária, espiritual e intelectual.
A pedido de Dom Pedro Filipak, Dom Conrado começou a trabalhar com as vocações e o Seminário Divino Mestre foi transferido para a casa de encontros Rainha da Paz. A casa foi inaugura no dia seis de março de 1980. Dom Corando foi o segundo reitor do Seminário, função que exerceu de 1980 a 1987, seu sucessor foi Pe. Mauro Aparecido dos Santos, que esteve no cargo entre 1988 a 1991, hoje é arcebispo de Cascavel.
O atual prédio do Seminário Divino Mestre começou a ser construído no dia 19 de outubro de 1985. A construção caminhou rápido e, em 1986 começou a gradativa ocupação das alas que aos poucos surgiam. Depois de muitas lutas, derrotas e conquistas, o atual prédio do Seminário foi inaugurado no dia três de maio de 1989.
Durante os anos de 1992 a 1996, sucedendo Pe. Mauro, o reitor do Seminário foi Pe. Tobias Ferreira Rosa. Entre 1997 a 2001, Pe. Elizeu Moraes Pimentel, exerceu a função de Reitor, sendo que tornou-se bispo Coadjutor de Paranavaí e faleceu em 2003. Entre 2002 a 2005 o reitor foi Pe. Delcino Rafael, já o Pe. José Hédio dos Santos foi reitor entre 2006 a 2007 e atualmente o reitor é Pe. José Antônio Campos.
Em 2001, chegou a nossa diocese o novo Bispo, Dom Fernando José Penteado, que assumiu com muita garra a missão de pastorear esta porção do Rebanho do Senhor. A seu pedido foram separados os cursos de Teologia e Filosofia, que eram ministrados todos no prédio do Seminário Divino Mestre. Assim foi fundado o Seminário de Filosofia Rainha da Paz na antiga casa de encontros da diocese no ano de 2002.
Até o ano de 2012 o Seminário Divino Mestre já ofereceu para a Igreja 126 clérigos, entre diáconos, padres e bispos, tanto para a Diocese de Jacarezinho quanto para diversas outras do Brasil.
Desde 1979, 304 alunos residiram nesta casa de formação, a qual conta atualmente com 14 seminaristas residentes e 4 seminaristas da Diocese de Ourinhos, que apenas cursam a Teologia.

1 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário