O ZODÍACO CRISTÃO

on terça-feira, 15 de maio de 2012

O ZODÍACO CRISTÃO


Diácono Elmes Xisto Meira

        É pena que algo tão cheio de significado para nós tenha se perdido. Sempre achei estranho quando entrava na Catedral Imaculada Conceição de Jacarezinho, Paraná, e em seu átrio, no teto, via os signos do zodíaco. A primeira explicação que eu tinha encontrado era a da “licença poética”. Havia na catedral os signos, pois eles simbolizam o cosmos, assim ao entrar pelo átrio sairíamos do tempo dos homens e estaríamos adentrando no kairós, tempo de Deus.
       A explicação era razoável, mas não me convencia e, vez por outra, ao entrar na catedral eu ficava literalmente matutando sobre o assunto. Como havia outras coisas para pesquisar nunca dei muita importância acadêmica a isso. Eis que um dia numa conversa informal com um padre amigo meu ele dizia sobre as 12 constelações conhecidas da Antiguidade que simbolizavam todo o universo e que nas Igrejas era comum pintar o horóscopo.
       É bom deixar claro que o significado dado era outro. Não como a astrologia o propõe hoje: que conforme a posição dos astros a pessoa terá essa ou aquela personalidade. Ou pior, alguns seguidores dessa mentalidade não saem nem de casa, pois o horóscopo aconselhou isso hoje. Devo confessar que leio horóscopo e fico tão decepcionado: segundo ele já era para eu estar rico (que será que fiz de errado? O que leio lá a meu ver se encaixa em qualquer pessoa, independente do signo.
       Voltando para os signos na catedral: fui pesquisar (uma amiga minha havia requisitado uma ajuda) e não é que eu descobri: “Em seus reflexos sobre o mundo e a vida, apreciados, sobretudo na arte gótica e românica, surgem como frequência os signos do zodíaco, associados em geral com as atividades do mês: sinais da correspondência do acontecer ‘no céu e na terra’, símbolo do tempo que se esvai (muitas vezes em conexão com a representação personificada do ano), figura dos homens chamados a felicidade e sobem pela escada das esferas celestes. O numero doze favoreceu semelhante combinação e, de mais a mais, o conhecimento e aprofundamento simbólico que os Padres da Igreja dedicavam ao zodíaco. Zenão de Verona pôs o zodíaco em referência aos doze apóstolos. Correspondentemente, uma arca de relíquias da igreja do castelo de Quedlinburg associa os apóstolos ao zodíaco. Outros sentidos simbólico-cristãos vêm no carneiro o Cristo Cordeiro, no touro, enquanto animal de sacrifício, o Cristo Vítima, nos gêmeos os dois testamentos, no câncer a concentração dos sete pecados capitais. A virgem precede à balança, porque ela gerou o Filho de Deus que restabelece a justiça. O leão é símbolo da ressurreição. A ele devemos a vitoria sobre o escorpião (a serpente). O sagitário e o capricórnio são sinais demoníacos. Os peixes representam judeus e pagãos, ambos salvos pelas águas do batismo, que o aquário (Cristo) derrama. Nas representações figurativas, a simbologia nem sempre mantém forma uniforme, podendo variar. Exemplos, pórticos das catedrais de Amiens, Cremona; mosaicos , segundo desenhos de Rafael, em S. Maria Del Popolo, Roma.” (In: HEINZ-MOHR, Gerd. Dicionário dos símbolos: imagens e sinais da arte cristã. Tradução: João Rezende Costa. São Paulo: Paulus, 1994. p. 329-330).
       Você que é de algum signo que na visão cristã simboliza algo demoníaco, não se preocupe. Para nós cristãos, o horóscopo não é real, como ele é mostrado hoje. Real para nós é a graça de Deus. O que o cristianismo antigo usou era apenas uma forma de catequização e leitura do mundo através das constelações. Como fiquei mais tranquilo em descobrir porque em nossa catedral há símbolos do zodíaco.


5 comentários:

PE. SILVIO MARCOS PAWAK disse...

Gente inteligente esse menino.... parabéns pela partilha Pe. Silvio

Unknown disse...

Amei a explicação! Fiquei assustada quando vi numa entrevista, que tinha símbolos assim na restauração dá igreja, mas agora entendi o real sentido! Obrigada pela matéria!

Club do Sergio Oliveira disse...

Que seja o nosso signo a CRUZ DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. ONTEM, HOJE É SEMPRE. Amém

Club do Sergio Oliveira disse...

deuteronomio 18,9-14

Letícia disse...

Obrigada pela explicação. Também vi estes símbolos em uma igreja hoje e fiquei muito curiosa. Sua explicação me ajudou bastante.

Postar um comentário