História de Israel...

on terça-feira, 11 de setembro de 2012

JOSUÉ, O CONTINUADOR DA MISSÃO: CARACTERÍSTICAS IMPORTANTES DO HOMEM DA CONQUISTA

Eduardo dos SANTOS[1]

Quem foi Josué?

          Nas narrativas do Êxodo, Josué figura como companheiro de Moisésdurante a peregrinação no deserto. Era filho de Num (cf. Ex 33,11; Dt 1,38; Js 1,1) da tribo de Efraim(cf. Nm 13,8) e teve papel importante na travessia do deserto. Josué chefiou e venceu a batalha contra os amalecitas (cf. Ex 17,8-16) e acompanhou Moisés ao Sinai quando o Senhor deu ao povo as Tábuas da Lei (cf. Ex24,13;32,17). Foi representante de sua tribo na expedição de reconhecimento da terra de Canaã (cf, Nm 13,8; 14,38). Defendeu a possibilidade da conquista da terra e animou a esperança do povo, exortando-o a confiança no Senhor.
          Josué é semelhante a Moisés, pois a ele o Senhor se manifesta, investindo-o em missão semelhante a de Moisés (cf. Js 1,1-5). Ele preparou o povo para as admiráveis intervenções do Senhor (cf. Js 3,5). Sem duvida alguma Josué mostrou-se um grande chefe e líder político. A sua missão, porém, é profundamente religiosa e seu sentido vem da Aliança selada com o Senhor (cf. Js8, 30-35). Desse modo o valor de Josué é definido por sua fidelidade a Palavra do Senhor e pelo seguimento da Lei de Moisés. É escolhido pelo Senhor como sucessor de Moisés na conquista da terra prometida e recebe a mesma autoridade dada a Moisés (cf. Dt 31,7-8).
           Por tudo isso é traçado no livro de Josué um paralelo entre o próprio Josué e Moisés:
v  Js 5,1-5: O Senhor promete assistência a Josué, como prometeu a Moisés;
v  Js 1,17: os filhos de Israel irão obedecer Josué como a Moisés;
v  Js 4,23:a travessia do Jordão pode ser comparada a do mar vermelho;
v  Js 5,13-15 (cf. Ex 3,5-6): a aparição do anjo é paralela a manifestação do Senhor na sarça ardente;
v  Js 10,14: o Senhor escuta a vos de Josué, como escutava a Moisés (cf. Dt 9,19; 10,10);
v  Js 3,7; 4,14: Josué é como Moisés, exaltado diante do povo.
         Apesar destes paralelos, existe uma distância entre Moisés e Josué. Este não promulga leis em nome do Senhor, pelo contrário, ele cumpre as ordens e encargos recebidos de Moisés ou contidos nas Tábuas da Lei. Josué aparece como digno sucessor de Moisés, por sua submissão ao Senhor.
         O livro de Josué trata-se de uma narrativa que procura sobretudo ressaltar o valor teológico e religioso dos acontecimentos. A história é narrada como escopo de colocar em relevo o cumprimento das promessas divinas. É o Senhor o verdadeiro protagonista da conquista (cf. Js 23,3) e Josué o seu lugar-tenente.
Ainda no livro de Josué é possível destacar alguns aspectos religiosos:
v  A Aliança: quatro fatos formam a moldura na qual a história é narrada: 1) a circuncisão, sinal da aliança (cf. Js 5,2-9) ;A celebração da primeira Páscoa na terra (cf. Js 5,10-12); A proclamação da Torah (cf. Js 8,30-35); A solene renovação da Aliança (cf. Js 24,14-27);
v  O Senhor é fiel, mantém a promessa dos pais feita a Abraão ( cf. Gn 12,1-4);
v  A fidelidade do Senhor deve corresponder a fidelidade de Israel;
v  A imagem de todas as tribos reunidas sob comando de Josué em Siquém é exemplar.

Síntese do livro de Josué

        O Objetivo do livro de Josué é eminentemente religioso. O Hagiógrafo narrando os episódios mais salientes da conquista, procurou demonstrar que o Senhor, o Deus de Israel, foi quem conquistou Canaã, como o Senhor dos Exércitos para dá-la ao seu povo. O fio condutor da narração é a aliança estabelecida entre o Senhor e o povo de Israel.
        O livro de Josué põe o acento sobre a fidelidade do Senhor a sua palavra: “estarei contigo” (cf. Js1,5.9.17; 23,3.10). Josué, porém, e Israel devem se manter fiéis as Tábuas da Lei (cf, Js 1,6-9), “devem servir ao Senhor, pois Ele é nosso Deus” (cf. Js 24,18) e jamais se deixarem contaminar com os povos pagãos e as suas divindades (cf. 23,6-13).

REFERENCIAS

BÍBLIA. Português. Bíblia de Jerusalém. Tradução de Gilberto Silva Gorgulhos (Coord.) 4 imp. São Paulo: Paulus, 2006.


CAZELLEZ Henri. História política de Israel: desde as origens até Alexandre Magno. Paulus, São Paulo 1986.


SICRE, José Luiz. Introdução ao Antigo Testamento. Vozes, Petrópolis 1994.





[1] Aluno do primeiro ano de Teologia no Seminário de Teologia Divino Mestre, Diocese de Jacarezinho.

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