Antigo Testamento - Profetismo

on terça-feira, 17 de abril de 2012


Seminário de Teologia Divino Mestre
Antigo Testamento – Profetismo
Aluno: Héliton Aparecido Ribeiro
Série: 4º ano de Teologia
Professor: Pe. Reginaldo Antonio Ghergolet
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GÊNERO LITERÁRIO PROFÉTICO: BASE PARA COMPREENSÃO DE ORÁCULOS

Os profetas comunicam sua mensagem mediante discurso ou sermão, os gêneros mais habituais entre os oradores de nossa época. Eles empregam grande variedade de formas literárias, tiradas das áreas mais diversas.

a)    Gêneros tirados da sabedoria tribal e familiar: o clã (tribo) empregou meios diversos para inculcar o comportamento correto (exortação, parábola, alegoria, bênçãos, maldições entre outros). Um exemplo é o modo de Natã abordar Davi, através de uma parábola (2Sm 12, 1-7). No âmbito da benção e maldição encontramos Jr 17, 5-8.
b)    Gêneros tirados do culto: (orações, hinos, exortações e talvez os oráculos de salvação).
Instrução: gênero típico do culto, o sacerdote responde a um problema concreto que lhe colocam os fiéis. Os profetas também se utilizam disso (Am 4, 4-5).
Exortação: convite ao povo para converter-se (antigos profetas culturais).
Oração: aponta para a vontade de Deus que se encontra mais à frente (Jr 32,43).
c)    Gêneros tirados da esfera judicial: os profetas por vezes empregam discurso                                            
Acusatório, requisitório. Ez 22, 1-16 contém acusações típicas do fiscal em um processo.
d)    Gêneros tirados da vida diária: morte, trabalho, amor (Is 5, 1-7). O mais importante é a elegia entoada por motivo da morte de um ser querido, os profetas usam para mostrar a trágica situação do povo.


Gêneros estritamente proféticos
O específico do profeta é o oráculo de condenação dirigido a um indivíduo ou a uma coletividade.
a) Oráculo[1] de condenação contra um indivíduo: 1º convite a ouvir; 2º acusação; 3º utiliza-se da fórmula do mensageiro (“Assim diz o Senhor) que serve de introdução para 4º o castigo: anúncio de morte com as mesmas consequências do pecado. Ex: vinha de Nabot (1Rs 21, 17-19).
b) Oráculo de condenação contra uma coletividade: o oráculo individual é breve, direto, é pronunciado na presença do interessado. O oráculo contra uma coletividade se dirige a um povo todo, ou grupo, como um desenvolvimento do anterior tem um horizonte mais vasto. Sua estrutura é: 1º Fórmula do mensageiro; 2º Anúncio do castigo; 3º termina com a fórmula (“disse o Senhor) que reforça a ideia de que não é palavra humana. Ex: (Am 1, 6-8).
Obs: A criatividade do profeta por mudar a ordem básica, eliminando ou ampliando.
Ampliação de acusação: realça a gravidade do pecado (Os 10, 1-2).
Ampliação do castigo: vinda dos inimigos. Somente em (Is 5, 26-30) e (Jr 4, 5-29; 6, 1-8).


Outros gêneros de especial importância
Não são estritamente proféticos, mas foram muito usados por eles.
a)    Os “ais”: introduz a acusação, seguida do anúncio do castigo. Ex: “Ai dos que amontoam casas sobre casas” (Is 5, 8-10). Característica: 1º Nunca se dirige a todo o povo; 2º na maioria das vezes não trás a fórmula do mensageiro; 3º Alguns não falam da intervenção de Deus, mas da tragédia futura (Is 5,8; Am 5 ). 4º Existem 25 “ais” contra Israel e 11 contra os povos estrangeiros.
b)     A precatória profética: é dos gêneros mais estudados. Tem uma forma estável com 5 elementos: 1º) Preliminares do processo:convocação do céu e da terra com testemunhas cósmicas da aliança, chamamento dos acusados, declaração de inocência do juiz e acusação do intimado; 2º Interrogatório; 3º Requisitória: em termos históricos, recorda os benefícios e infidelidades (deuses estrangeiros); 4º Declaração oficial de culpabilidade; 5º Condenação: em forma de ameaça e não de sentença. Ex: (Dt 32).
c)    Oráculo de Salvação: imita o oráculo sacerdotal em resposta a uma súplica individual (Is 40-55).
d)    Proclamação de Salvação: distingue-se da anterior porque vem de um contexto litúrgico, fala do futuro e não do presente, responde ao coletivo (Is 41, 17-20).
e)    Lamentação Fúnebre: utilizada nas cerimônias de sepultamento, inicia-se com o grito de luto hôy (Am 5,18). Este gênero foi retomado pelos profetas críticos da época real.


REFERÊNCIAS

BÍBLIA. Português. Bíblia de Jerusalém. Tradução de Gilberto Silva Gorgulhos (Coord.) 3 imp. São Paulo: Paulus, 2004.

MCKENZIE, John L. Dicionário Bíblico. Tradução: Álvaro Cunha (et AL). 9 ed. São Paulo: Paulus, 2005.

SICRE, José Luís. Introdução ao Antigo Testamento. Tradução: Wagner de Oliveira Brandão. Petrópolis: Vozes, 1995.



[1] “expressão oracular: indica que é o próprio Iahweh que fala” (MCKENZIE, 2005, p. 745).

1 comentários:

Unknown disse...

Incrivel o tipo de publicidade usado que não permite ler o texto!

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