SEMINÁRIO DE TEOLOGIA DIVINO MESTRE
DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA
Prof. pe. Luiz Fernando de Lima
Acadêmico: Fábio Antunes. 2° ano de teologia
QUADRAGESIMO ANNO:
Sobre a restauração e o aperfeiçoamento
da ordem social em conformidade com a Lei Evangélica
Para
celebrar quadragésimo aniversário de publicação da encíclica social de Leão
XIII, a Rerum Novarum, o papa Pio XI,
movido pelos sentimentos da mais viva gratidão, a 15 de Maio de 1931, assina e
apresenta ao mundo a “Quadragesimo Anno”.
Cônscio
de que a encíclica de Leão havia dado a todo gênero humano “regras seguríssimas
para a solução do espinhoso problema do consórcio humano”, especialmente no que
se refere à questão social, Pio XI julgou oportuno, por meio de uma nova
encíclica, recordar os grandes
benefícios que advieram à Igreja Católica e a toda a humanidade após a
publicação da Rerum Novarum. Da mesma
forma, quis ainda, por justiça, defender
a doutrina social e econômica ensinada por Leão, apontando, ao mesmo tempo, a raiz do mal-estar social cuja única
via para a restauração salutar encontrava-se, segundo ele, na reforma cristã dos costumes.
Num
contexto social diferente, embora marcado ainda muito fortemente pela miséria
humana, a grande preocupação de Pio XI está relacionada diretamente com a ordem
social. Após a grande crise do sistema capitalista no ano de 1929, as nações,
sentindo ainda as dores da primeira guerra, se debatem entre o desespero e a
busca por meios adequados de se salvaguardar a vida. Tanto do ponto de vista da
sociologia como da filosofia, um tempo de “desencanto” é proclamado entre os
homens no alvorecer do século XX.
No entanto,
na tentativa de superar a negatividade dos fatos, supostos movimentos
libertários surgem tendo a sua frente líderes com verdadeiras características
messiânicas e com pretensões ambiciosas. É justamente este o tempo em que o
mundo passa a conhecer a força dos sistemas totalitários como o fascismo*, o
nazismo*, e o franquismo*. Contudo, ao invés de resolver os problemas sociais
aos quais estavam envolvidas as nações, estes sistemas acabaram levando os
homens à barbárie e ao descontrole total dos rumos da história.
A
encíclica de Pio XI insere-se, portanto, dentro deste contexto histórico de
incertezas e desilusões. Daí é possível compreender a grande preocupação do
pontífice, não somente com as questões relacionadas à economia, mas também com relação
à restauração e o aperfeiçoamento da ordem social entre os homens.
A Quadragesimo Anno apresenta-se dividida
em três partes principais; a saber: I – Benefícios da Rerum Novarum; II –
Autoridade da Igreja na questão social e econômica; III – Notáveis mudanças
desde a encíclica de Leão XIII.
Os
principais temas abordados são os seguintes: “o direito de propriedade” (nn. 44-48); “a função do Estado como órgão regulador
das relações entre propriedade, proprietário e sociedade” (nn. 49-52); “capital e trabalho” (nn.53-56); “a justa distribuição dos bens” (nn. 57-58); “o justo salário” (nn. 63-75); a restauração da ordem social (nn. 76-80); “a harmonia entre as diversas profissões”
(nn. 81-87); “a justiça e a
caridade como princípios diretivos da economia” (nn. 88-90); “a organização dos sindicatos” (nn. 91-96); “a evolução da economia e a evolução do
socialismo” (nn. 99-125); e, por fim, “a
reforma dos costumes” (nn. 126-147).
Os
cinco primeiros temas apontados acima já haviam sido abordados anteriormente
por Leão XIII, na Rerum Novarum. No
entanto, eles reaparecem na encíclica de Pio XI com o propósito de elucidar
melhor e até mesmo aprofundar a doutrina social que verteu, abundantemente, do
Evangelho e da reflexão do “primeiro dos modernos”.
Os outros seis temas que se seguem, no
entanto, aparecem com um caráter de novidade em relação à encíclica de Leão
XIII.
A
preocupação com a restauração da ordem social, na Quadragesimo Anno, surge justamente em contrataste ao problema
social desencadeado pelos desacertos históricos que se sucederam, sobretudo,
após a crise do sistema econômico capitalista e a forte tendência da sociedade
para a instalação dos sistemas de governos totalitários.
Sobre o
tema da harmonia entre as diversas profissões, é preciso compreendê-lo sob a
perspectiva da harmonia social que também aparece na Rerum Novarum. No entanto,
o notório acirramento do individualismo nas sociedades de economia
predominantemente capitalistas faz com que o pontífice também se preocupe em
postular uma nova forma de relação social cujo principio fundamental é fazer
coadjuvar os diversos atores sociais e nas diferentes esferas da sociedade.
Tem-se, então, de forma implícita na Quadragesimo Anno, o que conhecemos hoje
como “principio de subsidiariedade”.
Com
relação à organização econômica, Pio XI faz deslizar, de forma definitiva, o
mote fundamental da livre concorrência que fora estabelecido pelo modelo
capitalista liberal e advoga, ao mesmo tempo, a necessidade de princípios mais
nobres e elevados como a justiça e a caridade para orientar as relações sociais
e, sobretudo, as relações de trabalho. Em oposição direta ao despotismo
econômico do capital, sugere em sua encíclica a “cristianização da economia”.
A
organização sindical também figura nas páginas da Quadragesimo Anno como uma temática nova. Estando já em germe na
Rerum Novarum, na encíclica de Pio XI ela reaparece e com traços bem mais
claros e definidos. No parecer do pontífice, além de possibilitar o
aperfeiçoamento moral e religioso, os sindicatos podem contribuir também tanto
para a colaboração pacífica entre as classes como para a repressão da
organização socialista e suas violências.
O
registro acurado sobre a evolução da economia e, por outro lado, sobre a
evolução do socialismo, presentes na Quadragesimo
Anno, representam algo de novo na reflexão Igreja ao longo dos anos que se
seguiram após a encíclica de Leão XIII. O objetivo de Pio XI, muito mais do que
pontuar os avanços de um e outro, orienta-se no sentido de esclarecer a todos,
e, sobretudo, aos católicos, o fato de que a pedagogia cristã não se pode
conjugar nem com o despotismo econômico do sistema capitalista e nem tampouco
com os partidos do comunismo e do socialismo, pois ambos, na compreensão do
pontífice, concebem a sociedade de modo completamente avesso à verdade cristã.
Por
fim, o tema da reforma dos costumes representa um avanço e uma novidade em
relação ao texto de Leão XIII, na Rerum
Novarum. Para o papa Pio XI, o racionalismo moderno e o espírito do novo
regime econômico em ascensão, só puderam promover a degradação moral e ao mesmo
tempo a degradação religiosa em seu tempo. Vê, portanto, na prática efetiva da
caridade (tendo em vista que a justiça, sozinha, nunca conseguirá “congraçar os
ânimos e unir os corações”), o caminho mais seguro e eficaz para que os homens
juntos realizem a tão desejada e completa restauração da sociedade.
Muito
atuais ainda permanecem os seguintes temas: “a justa distribuição dos bens”, o
“salário justo” (ambos já presentes na Rerum Novarum), a “subsidiariedade” e a
“reforma dos costumes”. No que se refere à justa distribuição dos bens, basta
lembrar os inúmeros problemas agrários ainda candentes no país. Sobre o salário
justo, a pobreza e miséria entre os trabalhadores são as maiores provas e as mais
evidentes. No tocante ao principio de subsidiariedade, a burocracia de nosso
sistema social impede e anula a aplicabilidade do mesmo. Finalmente, com
relação à reforma dos costumes, vemos ainda um grande esforço, não apenas por
parte da Igreja, mas também por parte de diversas instituições educacionais em
corrigir os costumes que não correspondem com o bem estar social da família
humana de um modo geral.
* Fascismo, Nazismo
e Franquismo foram formas de governos totalitários. O primeiro com atuação na
Itália. O segundo, na Alemanha. E o terceiro, na Espanha.
REFERÊNCIA
PIO
XI. Quadragesimo Anno: carta encíclica
sobre a restauração e o aperfeiçoamento da ordem social em conformidade com a
Lei Evangélica. Documentos pontifícios. Edições Paulinas. 5ª edição. São
Paulo: 2004.
0 comentários:
Postar um comentário